quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sobre ele deves dominar

Pare de dar desculpas. Pare de culpar o diabo. É lógico que não estamos aqui para defendê-lo, mas ele não força ninguém a nada. Ele sugere a imoralidade, a desgraça, o pecado... Temos a razão, temos o livre arbítrio, temos o poder de escolha dado por Deus, temos o poder do Espírito Santo à nossa disposição.

"...o pecado jaz à porta... mas sobre ele deves dominar." Gênesis 4:7

Caim mesmo após ser advertido por Deus e orientado por Ele a usar a razão dominando a sugestão do diabo em sua mente, preferiu agir na emoção, na carne, na força do braço, no sentimento... E pecou gravemente matando seu próprio irmão de sangue ao invés de rever sua comunhão para com o Senhor e mudar!

No caso de Caim foi um homicídio oriundo da inveja. Hoje se multiplica: adultério, corrupção, engano, mentira, falta de caráter, vontade de prejudicar quem nos fere, vingança, intemperança, armar ciladas para o próximo, a lista é grande...

Contudo...

Use o poder de escolha que Deus tem te dado para bater a porta na cara do diabo quando ele vier com as suas sugestões imundas sejam elas quais forem. Vigie! Domine o pecado! Se por acaso você já está enlamaçado até a cabeça com coisas que não agradam a Deus, saiba que ainda é tempo de mudar, mas não brinque, não pague para ver. Não se afunde mais. Ele tem poder para tirar do charco de lodo todo aquele que está atolado e colocar em terreno firme (leia Salmos 40:2). Mas evite ir para a lama. Alie-se e fortaleça-se dia após dia na comunhão com Jesus! Dê ouvidos ao Senhor e evite o gosto espiritual amargo. Caim teve esta chance e rejeitou. Não rejeite. Domine sobre o pecado!

Quando Deus disse isso a Caim Ele não estava o entregando a própria a sorte, tipo "se vira". Aquela orientação já era a própria solução, já era libertação, já era a porta de uma novidade de vida, se fosse acatada com humildade. Temos auto-responsabilidade sobre nossa vida espiritual.

Se essa Palavra não for corretiva, é preventiva. A Palavra de Deus nunca volta vazia.

Medite nisso, consulte as referências em sua Bíblia, passe tempo com o Senhor e que Deus abençoe sua vida em nome de Jesus.