quarta-feira, 11 de julho de 2018

Como reagir diante das perseguições?

"Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia. Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca. Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação. Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás." Salmos 38:12-15

A Bíblia não nos incentiva a sermos tapados e deixarmos de buscar nossos direitos. Mas tem situações que o cristão precisa se calar para deixar Deus agir. Exatamente isso!

Quando colocamos nossos ouvidos no que as pessoas ao nosso redor, inflamadas pelo mal, estão falando sobre nós, vivemos em função delas e corremos o risco de perdermos a visão de Jesus. Isso por que no calor da emoção passamos a desejar e a dizer, sobre elas, palavras de nossa carne, palavras e reações reprováveis diante de Deus; e acabamos nos prejudicando pela falta de sabedoria.

Reaja no espírito! Dobrar os joelhos, clamar a Deus e esperar nEle com toda esperança é a melhor forma de reação - apesar desta, quando aplicada, ser vista pelo mundo como "frouxidão".

Nestas ocasiões fazer das orações um momento de pedir a Deus o mal alheio também está no mesmo pé de igualdade da situação de bater boca, e agir na força do próprio braço. Nada melhor do que pedir misericórdia ao Senhor, sabedoria e condução diante da situação além da quebra de toda influência maligna.

A ira temporária (no sentido de indignação) é natural diante das perseguições, calúnias e injustiças, mas deixar que ela se prolongue e ocupe espaço definitivo no coração é abrir caminho para a ação do diabo:

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo." Efésios 4:26-27

Como exemplo, na Cruz, o próprio Senhor Jesus perante seus algozes disse (Lucas 23:34): "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Detalhe: Jesus logo anteriormente tinha recebido cusparada e golpes de cana na cabeça.

Além disso ainda está escrito em Tiago 1:20: "Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus".

Medite ainda na reação de Jesus quando foi duramente pressionado por Pilatos (Marcos 15:2-5).

Esta recomendação do apóstolo Paulo nos remete a constante auto análise:

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios." Efésios 5:15

Sabemos que apesar de cristãos temos falhas de reações perante situações em que somos confrontados mas o desejo de Deus é que dia após dia estejamos mais parecidos com Ele e menos parecidos com o mundo.

Que Deus te abençoe, te dê sabedoria e discernimento para lutar com as armas da fé, afinal... "não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:12