quarta-feira, 16 de maio de 2018

Cuidado com as sugestões malignas!

Resultado de imagem para pedras paes"E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão." Lucas 4:3

Um dos pontos da tentação do diabo ao Senhor Jesus nos faz chegar ao entendimento de que ele (o diabo) gosta de pegar as pessoas na fraqueza do momento, no ponto frágil de suas vidas - e todo ser humano (cristão ou não) tem esses pontos (uns em maior quantidade outros em menor).

No deserto e em Jejum, era o momento ideal para o diabo fazer com que Jesus saísse do plano de Deus obedecendo uma sugestão aparentemente inofensiva. Era só oferecer uma maneira de satisfazer alguma coisa em Jesus do qual Ele estivesse em falta naquele momento: alimento físico.

Na mais terrível fome e deserto quem não gostaria, pela praticidade, de ter pedras transformadas em pães - ainda mais podendo fazer isso sem o mínimo esforço?

Sem ingestão de calorias o corpo não tem como produzir glicose - que ajuda no pleno funcionamento do cérebro. Para se ter uma ideia o cérebro precisa de glicose numa quantidade diária equivalente ao açúcar encontrado em 3 latas de refrigerante. Nesta falta a massa cinzenta começa a usar uma reserva chamada "cetona", um derivado dos ácidos graxos - isso já numa situação ruim. Imagine o Senhor Jesus que já estava há 40 dias em jejum no deserto? Estava numa situação BASTANTE comprometedora.

Era um momento ideal para o diabo agir! Na fraqueza, na fragilidade dAquele que gostaria de derrubar...

Outro ponto nas sugestões do diabo é que ele gosta de mexer com nosso brio (com nossa honra). Quando ele disse a Jesus "Se tu és filho de Deus [...]" era uma tática para que Ele transformasse aquelas pedras e saciasse a sua fome sem ao menos pensar, "provando" que era, de fato, filho de Deus mas caindo automaticamente na armadilha! Quando surge a oportunidade, por exemplo, de sexo fora do casamento, o diabo também mexe com o brio dessas pessoas dizendo em suas mentes "Você não é mulher?" "Você não é homem?" "Satisfaz sua vontade!" "Não está sendo traído(a)? Trai também!".

Mas Jesus não sucumbiu a sugestão do diabo. Resistiu pelo poder da fé, pelo poder da Palavra. Mesmo fraco fisicamente! Mesmo com sua consciência terrena fragilizada pela fome e pelo deserto, a consciência ESPIRITUAL estava forte, blindada, pautada, alimentada e saciada na fonte do Pai.

"E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus." Lucas 4:4

Se o Senhor Jesus usasse uma fé emotiva cairia nas garras do inferno. Mas Ele usou a fé racional pautada na Palavra de Deus e venceu.

Um fato interessante é que Ele não estava meramente citando versos bíblicos ao diabo (como muitos crentes fazem achando que com isso estão blindados contra o mal), mas estava PRATICANDO naquele EXATO MOMENTO! Do contrário (se fosse mera citação) não surtiria NENHUM efeito prático.

Não podemos usar da existência de nossas fraquezas para facilitar a ação do diabo; se nos aliarmos à graça de Deus é garantia que venceremos!

"A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." 2 Coríntios 12:9

Pense nisso e fique atento! Cuidado com a sugestão maligna que aparece na área (ou nas áreas) de sua vida na qual você tem fraqueza. Assim como Jesus venceu nós podemos vencer se estivermos firmados nEle através de uma FÉ QUE PENSA - mesmo e sobretudo nos momentos de fome (necessidade) da vida!