“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5:8
Para obter e manter o coração limpo é necessário ouvir e obedecer a voz de Deus e não a voz dos sentimentos.
Quando ouvimos a voz de Deus em detrimento dos nossos sentimentos encontramos a base espiritual que nos sustenta e nos impele a perdoar o imperdoável aos olhos humanos. Fazendo assim deixamos de fazer do nosso interior um depósito de lixo, o tornando morada do Altíssimo.
Um coração sujo, endurecido e encrustecido por sentimentos negativos impede a maravilhosa e sublime ação de Deus na vida da pessoa. Porém aquele que se sacrifica não acumulando sujeiras dentro de si, alcançará o Seu favor, caminhará e crescerá com Ele até a vida eterna.
Ser limpo de coração não é ser alguém que nunca teve o coração ferido. Isso é praticamente impossível haja vista que somos humanos falhos. Ser limpo de coração é ter sabedoria, quando se é ferido, para se desfazer do que não tem valor, priorizando o abrigo de QUEM merece habitação exclusiva dentro de nós. Quando nos sacrificamos desta forma (abrindo mão da nossa vontade de guardar o que não faz bem à nossa alma para manter limpo o nosso coração) demonstramos a Deus, na prática, que Ele está em primeiro lugar na nossa vida.
O salmista diz algo interessante sobre quem subirá ao monte do Senhor (os que serão salvos, os que verão a Deus):
"Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e PURO (LIMPO) DE CORAÇÃO [...]".
Diz mais: "Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação."
Salmos 24:3-5