domingo, 28 de maio de 2017

Felizes os mansos

Espírito imediatista, raivoso e vingativo não combina com aqueles que querem servir e agradar a Deus.

Resultado de imagem para mansidãoAté mesmo quando o Senhor Jesus foi apanhado pelos principais sacerdotes para ser julgado, maltratado e crucificado nos foi dado o exemplo de brandura e mansidão que deveríamos ter, e que muitas vezes encontramos tanta dificuldade para imitar e praticar. Ele reagiu serenamente, mas um dos Seus discípulos ao ver os que queriam levá-Lo, em meio a tanta tensão, tirou uma espada e cortou a orelha de um dos servos do sumo sacerdote. Jesus mesmo na eminencia de ser levado repreendeu (corretivamente) o Seu próprio seguidor não concordando com tal atitude: "Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão." Mateus 26:52

Num mundo caótico, tenso e com pessoas dotadas de personalidades difíceis e intenções escusas é dificultoso ter atitudes de mansidão, mas o Espírito Santo nos ajuda na conquista e aperfeiçoamento desta característica tão importante para os que querem agradar ao Senhor.

Humildade, calma, gentileza, suavidade de expressão e ação, a forma branda como reagimos diante do inesperado, dentre outras coisas, pode ser considerado como mansidão.

Agradamos a Deus quando deixamos a vontade de nossa carne e passamos a agir no sacrifício e obediência a vontade do Espírito Santo, mesmo diante das duras rotulações que possivelmente receberemos.

Precisamos pedir constantemente o controle das nossas reações a Deus. Anteriormente Jesus já havia dito no seu sermão das bem aventuranças que a mansidão era um ponto importante no conjunto de características necessárias a quem quisesse herdar a terra (se referindo a vida eterna com Ele): "Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." Mateus 5:5