sábado, 9 de maio de 2020

Posso todas as coisas em Cristo

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Filipenses 4:13

Você sabe o que Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, quis passar quando escreveu isso? É só ler os versos que rodeiam o texto acima.

No versículo 12, por exemplo, diz: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade."

O cristão maduro, firmado na Palavra, entende que pode passar por todas as situações, inclusive pandemias, e que em todas elas ainda terá o fortalecimento do Soberano.

Infelizmente muitos acham, pelo fato de terem sido ensinados de tal forma, que a partir do momento em que se tornam cristãos, tudo será um eterno céu azul. Tudo será só bençãos e vitórias. E o perigo é que nas primeiras lutas, desistem de Cristo... Pensam que Jesus não é com elas ou que foram enganadas pela Palavra. E passam a alongar a fileira dos "iludidos pela fé". Devido a decepção, alguns passam a ter como objetivo de vida combater a igreja de Cristo e as Escrituras.

Quando Paulo disse "posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" ele não quis lançar uma frase de efeito ou ser um coaching. Também não estava prometendo "venham pra Cristo e sua vida será um mar de rosas, um mar de conquistas". Tão pouco estava querendo dizer que a cada ano você trocaria de carro ou mudaria para mansões cada vez maiores (muito embora usufruir do melhor não seja errado desde que com honestidade). Também não estava querendo que as pessoas se lançassem irresponsavelmente em coisas que não pudessem cumprir.

O texto "tudo posso em Cristo que me fortalece" de modo isolado pode dar margem para uma série de coisas erradas.

Quando você ler a Palavra de Deus peça sempre ao Espírito Santo discernimento e entendimento. Medite calmamente, pausadamente. E deixa ela mesma se interpretar para você. Pois ela não engana NINGUÉM. Mas fortalece, prepara e amadurece o que a ela se debruça e confia.

Não leia a Bíblia no frevo da emoção. Pois certas palavras tiradas do contexto dão aparente anuência (aprovação) a situações, ações e comportamentos muito distantes do que Deus espera de você.