quarta-feira, 5 de junho de 2019

A importância do perdão

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” Mateus 18:21-22

O perdão é a base e a essência do cristianismo. Se quisermos desfrutar de plena comunhão com Cristo devemos aprender a perdoar as ofensas do nosso semelhante.

Pedro ao fazer o questionamento a Jesus (quanto cita "até sete?") sinaliza a inclinação humana em perdoar pouco (e em muitos casos, nada).

Exatamente por isso Jesus o contrapõe e diz que "até setenta vezes sete"; justamente para nos conscientizar da importância do perdão na jornada da vida e nos trazer um pouco à memória justamente o que Deus faz com todo aquele que a Ele se achega.

Nós cometemos várias ofensas contra Deus e temos à nossa disposição o Seu maravilhoso perdão por meio de Jesus. O perdão d’Ele é tão imenso e libertador que a Bíblia diz (Miqueias 7:19) que Ele “pisa nossos pecados e os lança no mar do esquecimento”.

Porém...

A Bíblia também relata que “[...]se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celestial vos perdoará a vós; se porém não perdoardes aos homens a suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15

Toda vez que você orar, lembre-se: será que eu estou guardando uma mágoa ou um ressentimento contra alguém? Pois é injusto Deus te perdoar e você reter o perdão para seu próximo. É injusto Deus lançar suas ofensas no mar do esquecimento e você manter no coração o mal que te fizeram alimentando podridão espiritual.

Sabemos que existem situações mais fáceis e outras extremamente difíceis. Se tem dificuldade de perdoar algo, peça ajuda sincera ao Espírito Santo e não se deixe levar pelos clamores emotivos do coração.

Quando não perdoamos bloqueamos a passagem pela qual nós mesmos temos de passar milhares de vezes no decorrer da vida no sentido espiritual e de relação humana. Literalmente bloqueamos o perdão do Senhor sobre nossa própria vida.

Quando perdoamos abrimos a porta para toda amargura sair do nosso coração, acendemos a chama do Espírito Santo em nós, atraímos e glorificamos o nome de Jesus Cristo.

O nome dEle não é glorificado onde não há liberação de perdão. Pois ELE é o PRÓPRIO perdão!

A situação do interior do nosso coração pode afetar a nossa Salvação. Foi Jesus quem disse: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" Mateus 5:10