quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Coluna e firmeza da verdade

Resultado de imagem para coluna prédio grego

Em sua carta de recomendações a Timóteo, o Apóstolo Paulo enumera uma série de orientações ao jovem e inexperiente pastor de como convém andar na casa de Deus, que é a coluna e firmeza da verdade:

"Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa. Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." 1 Timóteo 3:14-15

Essa belíssima descrição à respeito do significado e missão da igreja chama a atenção: coluna e firmeza da verdade.

Ora, se a igreja institucional (como organização) deve ser a coluna e firmeza da verdade neste mundo - ou seja, se pautar numa conduta correta e exemplar por representar o próprio Deus (ainda que vá ficar quando Jesus voltar por se tratar de prédio) - imagine a IGREJA ESPIRITUAL (hoje cada um dos servos como morada e templo do Espírito Santo e que espera a volta do Senhor)?

Precisamos rever constantemente nossa estrutura espiritual para vermos se estamos, como igreja de Cristo, fundamentados de fato na Verdade da direção de Deus.

Muitos eram colunas da verdade ontem. Mas devido ao orgulho, desprezo às coisas de Deus, esfriamento, falta de vigilância ou negligência deixaram a estrutura espiritual rachar... ruíram, desabaram...

Será que temos sido colunas e firmezas da verdade - que temos sido testemunhas do próprio Senhor Jesus? Será que ao olhar para nós, as pessoas veem a firmeza de uma vida que renuncia aos caprichos mundanos, que segue e exalta ao Altíssimo?