quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Se o Senhor quiser...

Resultado de imagem para vontade de deus

"Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna." Tiago 4:13-16

Não é raridade em algumas comunidades cristãs alguém expor um desejo (até bom e louvável) e logo no rastro outro alguém dizer em tom de bravata "DEUS QUER!!!"...

Muitas vezes fomos ensinados que determinar o nosso amanhã traduziria "fé inteligente". A Bíblia (que deve ser nossa ÚNICA regra de fé) classifica, sem rodeios, essa prática de presunção (confiança excessiva em si mesmo) e glória maligna (diabólica). É só reler com calma os versículos que acompanham este texto...

Talvez Tiago tenha classificado essa confiança excessiva de glória maligna ao se lembrar de Lúcifer, numa passagem de Isaías - que quando ainda anjo de luz demonstrou essas características. Confiança excessiva em si mesmo, presunção. Repare:

"E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14:13,14

O desfecho desta parte você já deve saber... Lúcifer deixou de ser anjo de luz para ser anjo das trevas, sendo expulso do Céu juntamente com todos os que compartilhavam desta presunção.

A realidade é que se podemos determinar nosso amanhã Deus passa a ser dispensável em nossas vidas. O que destoa da confiança, esperança e dependência que todo cristão fiel deve ter no Senhor a respeito de seus dias sobre esta terra.

Já reparou como determinamos tanto o amanhã e na mesma proporção esquecemos de viver e policiar o hoje? Damos uma de "Deus" de nós mesmos mal sabendo o nível da atração de malignidade de tal ato sobre nossas próprias vidas. Tudo isso pela falta de conferência das escrituras.

Na ânsia de vermos nossos desejos realizados nos deleitamos nas palavras dos homens - e deixamos as santas orientações Daquele que tudo pode, tudo vê e tudo sabe. Daquele que tem em Suas mãos o universo e o controle de nossa existência.

Vamos crescer no conhecimento e PRÁTICA da Palavra. Pois ela nos liberta dos enganos, das mentiras que parecem verdade e nos leva de fato a uma FÉ INTELIGENTE que agrada a Deus.

Vamos confiar plenamente que nosso hoje e nosso amanhã está nas mãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando colocamos o "se o Senhor quiser" na frente de nossos desejos, não estamos andando em dúvidas mas confiando a Ele o que já é dEle: o controle da nossa existência, jornada, futuro. Isso expressa temor, humildade, reverência, adoração e sobretudo EXALTAÇÃO À DEUS ao invés de nós mesmos.

Exponha seus sonhos, planos e desejos a Deus e Ele fará o melhor de acordo com Sua Soberana vontade.