Pedro havia questionado Jesus sobre o que ele e os Seus demais seguidores receberiam após terem deixado tudo em prol da carreira espiritual (Mateus 19:27). Como resposta, em Seu sermão de exemplificação sobre o reino dos céus (Mateus 20), o Senhor Jesus disse:
"10 Vindo, porém, os PRIMEIROS, cuidaram que haviam de RECEBER MAIS."
Pedro foi um dos primeiros seguidores do Senhor Jesus. Provavelmente devido a isso (ao seu tempo de Obra e serviço) já havia no seu coração alguma espécie de disputa ou busca por privilégios ou destaque sobre os demais.
O versículo 12 do mesmo capítulo nos ajuda a pensar sobre o que provavelmente se passava na mente de Pedro:
"Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia."
Muitas pessoas acham que por fazerem a Obra de Deus a anos encontrarão um favor especial e personalizado do Senhor. Querem, no fundo, "privilégios diferenciados" de Deus... Pensam assim, agem assim... vivem assim...
Mal sabem elas que Deus tem Sua autonomia, não faz diferença entre o que entrou em Sua presença ontem, para o que entrou hoje. Por isso disse:
16 [...] os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
A preocupação de Pedro tem sido a preocupação de muitos hoje.
Que possamos servir a Deus sem a neurose da busca por destaque em detrimento dos outros. Afinal Ele é Deus, nós meros servos. Que possamos buscar a essência de um caráter e vida renovados a cada dia em detrimento de preocupações que em nada edificam a nossa espiritualidade e comunhão com Ele.
"É necessário que Ele cresça e que eu diminua." João 3:30