quarta-feira, 29 de março de 2017

A preocupação de Pedro

Pedro havia questionado Jesus sobre o que ele e os Seus demais seguidores receberiam após terem deixado tudo em prol da carreira espiritual (Mateus 19:27). Como resposta, em Seu sermão de exemplificação sobre o reino dos céus (Mateus 20), o Senhor Jesus disse:

"10 Vindo, porém, os PRIMEIROS, cuidaram que haviam de RECEBER MAIS."

Pedro foi um dos primeiros seguidores do Senhor Jesus. Provavelmente devido a isso (ao seu tempo de Obra e serviço) já havia no seu coração alguma espécie de disputa ou busca por privilégios ou destaque sobre os demais.

O versículo 12 do mesmo capítulo nos ajuda a pensar sobre o que provavelmente se passava na mente de Pedro:

"Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia."

Muitas pessoas acham que por fazerem a Obra de Deus a anos encontrarão um favor especial e personalizado do Senhor. Querem, no fundo, "privilégios diferenciados" de Deus... Pensam assim, agem assim... vivem assim...

Mal sabem elas que Deus tem Sua autonomia, não faz diferença entre o que entrou em Sua presença ontem, para o que entrou hoje. Por isso disse:

16 [...] os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

A preocupação de Pedro tem sido a preocupação de muitos hoje.

Que possamos servir a Deus sem a neurose da busca por destaque em detrimento dos outros. Afinal Ele é Deus, nós meros servos. Que possamos buscar a essência de um caráter e vida renovados a cada dia em detrimento de preocupações que em nada edificam a nossa espiritualidade e comunhão com Ele.

"É necessário que Ele cresça e que eu diminua." João 3:30
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...