domingo, 26 de janeiro de 2020

Rejeite o pão da mentira

"Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho." Provérbios 20:17

A mentira pode nos trazer "benefícios". Porém temporários. Sem que a gente perceba ela vai nos dominando, até que para cobrir uma farsa precisamos de outra. E quando esse castelo cai... É um problema. A vergonha e desmoralização é certa. E muitas vezes pública.

Jesus é a própria Verdade. Se queremos ser Seus discípulos precisamos nos desfazer também das farsas, das mentiras, das trapaças. Da inclinação ao engano. Mesmo que venhamos perder algo.

Ela está presente na traição ao casamento, nos atestados falsos colocados na empresa, na conta de luz ou água que é adulterada por "gatos". Na sonegação de impostos. Na falta de transparência com o cônjuge. Em se mostrar uma coisa em público e ser outra nos bastidores. Em ser uma coisa na igreja e ser outra em casa, na vizinhança, no trabalho. Em desviar recursos para benefício próprio.

A mentira pode nos trazer suavidade por um tempo (nos safar de algumas situações e nos trazer "benefícios"), mas o gosto amargo e destrutivo cedo ou tarde vem. Diz a Palavra de Deus: "nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se." Mateus 10:26

Quem vive com Jesus vive na verdade, na honestidade e na transparência em todas as situações. Carrega sua cruz, renuncia a inclinação à mentira: "E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." Mateus 10:38

E se você não está vivendo esse padrão que Deus estabelece, e quer agradá-Lo e viver uma vida de santidade a hora é agora de rever seus conceitos.

Em Apocalipse 22:15, na lista dos que não entrarão no Céu, estão os que amam e cometem a mentira.

Prefira o pão da Verdade. Ele muitas vezes é amargo mas nos faz viver uma vida de paz.