quarta-feira, 2 de maio de 2018

Um bom cristão não transfere a glória de Deus!

Infelizmente muita gente (devido a gratidão ao pastor ou a igreja) por causa da falta de conhecimento das Escrituras tem transferido a glória de Jesus aos homens e instituições.

Por mais gratos que sejamos não podemos cometer tal absurdo. Quando assim fazemos é como se tentássemos aniquilar a cruz ou disséssemos que quem padeceu nela por nossos pecados foi uma pessoa ou uma instituição.

Hoje não é preciso ir muito longe para percebermos esse equívoco. Já existem até fortes campanhas publicitárias em horário nobre de televisão onde as pessoas atribuem nominalmente (em alto e bom som) a transformação obtida em diversas áreas da vida (espiritual, social, saúde, finanças) a uma instituição cristã sem sequer destacar Deus; ao contrário destaca-se o nome de uma igreja.

Querido(a), dê a Deus os direitos autorais daquilo que é mérito dEle. Não roube Sua glória; não a transfira a NINGUÉM!

Foi Ele Quem enviou Jesus para morrer em nosso lugar em morte de cruz para nos dar livre acesso ao Pai novamente.

Quando vamos na Bíblia vemos o próprio apóstolo Paulo exortando alguns cristãos equivocados quanto a isso. Alguns na igreja primitiva já estavam começando a exaltar homens dizendo pertencerem a "A" ou "B":

"Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" 1 Coríntios 1:11-13

Provavelmente por falta de embasamento nas escrituras esses cristãos especificamente advertidos admiravam tanto Paulo e Apolo (dois personagens MUITO eloquentes e importantes no Novo Testamento) que já os idolatravam; e como se não bastasse isso, ainda causavam contendas com tal postura. Paulo como servo do Senhor se sentiu incomodado e em sua carta os advertiu severamente!

É o que tem acontecido hoje!

Vale salientar que não há problema em admiramos e respeitarmos pessoas ou uma instituição cristã onde congregamos. Mas o problema reside em colocá-las em posição de salvadora de nossa vida. Ninguém tem este poder senão Deus! Ninguém merece este destaque senão o Altíssimo!

Por mais legal que seja o pastor; por mais acolhedora e bíblica que seja a igreja que congregamos; não foi o pastor ou a igreja que morreu na cruz em nosso favor. Pessoas e instituições não possuem poderes espirituais salvíficos.

Não confunda instrumentos e ferramentas que podem ser usadas por Deus com a própria mão dEle. Agarre-se exclusivamente na mão dEle! Submeta-se a Ele, louve e exalte apenas a Ele! Deposite sua fé apenas no poder DELE! Viva um cristianismo autêntico. Viva uma vida cristã onde a Bíblia seja dia após dia a sua ÚNICA regra de fé!

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte." 1 Pedro 5:6

"Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." 1 Coríntios 1:31

"Que a vossa fé não se apoie em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1 Coríntios 2:5