quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Qual monte subir?

Resultado de imagem para monte sinai
Quando meditamos no Novo Testamento, em João capítulo 4, verificamos no diálogo da mulher samaritana com Jesus que ela parecia ainda nutrir a tradição de seus antepassados: a de subir montes para adorar a Deus. No entanto curiosamente vivia uma vida de pecado.

Subir montes é um equívoco que muita gente até hoje alimenta em busca de respostas, “milagres urgentes” ou meramente para “fortalecer” o título de cristãos fervorosos.

Somos naturalmente inclinados ao físico. Queremos o físico para “fortalecer nossa fé”, para afagarmos a sensação do “ah como sou cristão”. Mas quase nunca enfrentamos os terríveis, tenebrosos e “invisíveis” (e em alguns casos até visíveis) montes do interior do nosso coração.

A resposta de Jesus àquela mulher foi “Vós adorais o que não sabeis”.

Temamos povo de Deus! Será que não estamos andando em círculos, no vício de tradições humanas que não possuem validade ou proveito algum? Será que nossa adoração tem sido vã?

E mais! Jesus continua:

“Mas a hora vem, E AGORA É, em que os VERDADEIROS ADORADORES adorarão o Pai EM ESPÍRITO E EM VERDADE; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23

“DEUS É ESPÍRITO, e importa que os que o adoram o adorem EM ESPÍRITO E EM VERDADE.” João 4:24

Temos vivido um tempo em que muitos, mesmo na igreja, ao invés de progredirem com Jesus, regridem. Regridem por falta de comunhão. Regridem por falta de interesse nas escrituras. Regridem por negligenciar a oração e pedir direção ao Espírito Santo para compreensão da vontade de Deus. Regridem por terceirizar a fé. Regridem por não examinar a Palavra de Deus. Regridem por deixar de sacrificar (diga-se claramente: A VIDA), ou seja carregar sua cruz diariamente, renunciar suas vontades pessoais, carnais, se despir da natureza humana, por amor de Jesus. Mas quando se fala em subir um monte: todos se acendem. Acreditam com base em costumes, propósitos e passagens pontuais da velha aliança que ainda precisam subir um monte para estar mais perto de Deus, para vencer os problemas e alcançar vitórias.

Engano! Tudo tem seu tempo! Tudo tem sua época! Tudo tem seu propósito!

Os discípulos do Senhor Jesus não andavam subindo montes ou fazendo coisas do tipo em prol de avanços, bênçãos e vitórias para si e para o povo. O monte que eles subiam era o monte da obediência à Palavra. O monte que eles subiam era o monte do enfrentamento dos seus pecados e debilidades. O monte que eles subiam era o monte de testemunhar a Cristo num mundo mergulhado em trevas. E quão duro estes montes são! Quase ninguém está disposto a subir!

Enfrente seus montes interiores ou exteriores com a ajuda do Senhor. Jesus te guiará nesta jornada e te fará vencedor.

O que mais tem hoje em dia - sobretudo no meio evangélico - é gente subindo montes físicos. E decaindo profundamente no que diz respeito a adoração EM ESPÍRITO E EM VERDADE. Cada vez mais as pessoas se afastam da simplicidade do Evangelho. Preferem invenções. Não bebem da água gratuita, poderosa, transformadora e salvadora que Cristo oferece.

Você não precisa acreditar e fazer o que está visivelmente errado. Muito menos sucumbir a pressão de tradições religiosas. Siga a Bíblia. Siga a Jesus com paz de alma e espírito.

E se você acha que a fé precisa do físico medite nisso e liberte-se:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que SE NÃO VÊEM.” Hebreus 11:1

Nos montes de nosso coração existem batalhas a serem vencidas até a volta de nosso Senhor!