quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Somos transformados pela contemplação


Imagem relacionada

Aquilo que tanto contemplamos, nos tornamos.

Se vivemos em meio a pessoas desinteressadas, pouco a pouco nos tornaremos iguais.

Se vivemos em meio a pessoas que zombam do evangelho, pouco a pouco passaremos a zombar também.

Se vivemos em meio a conversas depreciativas e linguagem chula, nossa forma de comunicação se tornará igual e nem perceberemos.

Se vivemos em meio a pessoas que desacreditam do casamento por terem experiencias ruins com tal instituição, passaremos a desacreditar também.

Se vivemos contemplando a pornografia é óbvio que teremos uma mente ávida a toda sorte de deturpação sexual e imoralidade, tentaremos repetir isso em nossa vida real, encontraremos a infelicidade e buscaremos satisfações que nunca serão saciadas pelo fato de termos nos alimentado da ilusão e da farsa (que o mundo molda) a respeito da sexualidade.

A sociedade, o mundo E A NOSSA CARNE pendem para a desvalorização de tudo o que é correto, ético, espiritual e moral. E tentam nos encantar com toda força e de todas as formas diuturnamente.

Um dos oferecimentos que o diabo fez a Jesus (de dá-Lo toda a glória dos reinos deste mundo - Mateus 4:8-9) foi prontamente rejeitado, bem como todos os demais oferecimentos. Apesar do estado de fragilidade carnal (fome física) de Jesus, Ele estava alimentado espiritualmente, firme na conexão (contemplação) com o Espírito de Deus.

É exatamente por isso que o Senhor Jesus nos convida a contemplarmos Sua Glória! Para sermos fortes, resistentes contra os assédios das profundesas até Sua volta:

"Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, PARA QUE VEJAM A MINHA GLÓRIA que me deste." João 17:24

Contemplar, dentre outras coisas, significa aplicar atenção, dedicação, se envolver profundamente a algo.

Quando contemplamos a Jesus nos tornamos mais parecidos com Ele e O glorificamos através de nossa vida. Quando contemplamos as coisas carnais nos distanciamos dEle, abrimos brechas espirituais e nos tornamos reflexos do mundo.

Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais enxergamos nossas debilidades ao passo que vamos obtendo direcionamento claro para mudar.

Contemplar a Cristo é obedecer Sua Palavra, trilhar o caminho da mudança de vida, de mente, de comportamento; da libertação da alma - rumo a Salvação.

O primeiro livro de Salmos nos adverte a respeito das consequências advindas daquilo que contemplamos (do que nos envolvemos):

Aos que contemplam ao Altíssimo: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1:1-3

Aos que contemplam ao mundo: "Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos." Salmos 1:4,5

O desejo do Senhor Jesus Cristo é que andemos com Ele para que sejamos moldados e transformados de glória em glória, na Sua Imagem.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18

Contemplar a transformadora glória eterna de Cristo e se afastar das "glórias" passageiras que o mundo e a carne oferecem, é a chave para caminharmos de fé em fé até a volta de Jesus.

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor." Oséias 6:3