domingo, 23 de abril de 2017

Versículos bíblicos isolados: um perigo no meio cristão!

Imagem relacionada

Um dos maiores perigos no cristianismo moderno é o uso desenfreado de versículos bíblicos isolados.

O diabo foi o primeiro a usar retalhos isolados das Santas Escrituras (no registro da tentação no deserto) para dar uma espécie de sustentação "espiritual" ao que ele queria que o Senhor Jesus fizesse para, por fim, derrubá-Lo. Está nos primeiros versos de Mateus 4.

A cara de pau do diabo foi tão grande que ele usou retalhos do texto sagrado (Salmo 91:11-12) como argumento para fazer Jesus se jogar em seus braços de trevas.

Em um mundo de sofrimento, uma quantidade cada vez maior de homens, inspirados por Satanás (muitas vezes sem se darem conta) - fazem exatamente o mesmo e na maior cara de pau também. Usam a Palavra como respaldo para atingirem suas metas e objetivos carnais usando o maquiado discurso de estarem abençoando o povo – que sofrido e desesperado por mudanças simplesmente seguem qualquer coisa como uma boiada impensante. A prática é um perigo espiritual tanto de quem pratica o ato, quanto para quem segue a onda na busca desesperada por “bênçãos”.

Quando lemos um texto bíblico na integra sabemos do seu REAL propósito aplicação e objetivo também na INTEGRA, sem se deixar levar pela cabeça do homem - mas pela PURA direção do Espírito Santo.

Paulo era um autêntico apóstolo. Verdadeiramente de Deus. Mas quando ele saiu de Tessalônica e foi pregar na cidade de Beréia, os cristãos daquela localidade conferiram vírgula por vírgula se o discurso dele estava combinando com as Escrituras. Ele achou isso um máximo e inspirado pelo Espírito Santo registrou o fato em carta – da qual temos acesso hoje!!! Não seria à toa!!! Tem o objetivo de nos blindar contra engano e humanismo disfarçados de espiritualidade!!! Vejamos:

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11

Toda Palavra merece primeiramente ser recebida de bom grado. Mas utilizando o bom senso e a SABEDORIA ESPIRITUAL (não a sabedoria humana, que é falha), a pesquisa precisa ser feita para que Deus nos revele se aquilo de fato vem d’Ele. E na situação de discrepância com o “Assim diz o Senhor”, merece TOTAL descrédito - DESPREZO. É a questão de entrar por um ouvido e sair pelo outro.

Quando temos sensibilidade à voz de Deus entendemos perfeitamente (assim como Paulo e os Bereanos entenderam) que Nobreza é ficar SEMPRE do lado da Palavra!

No deserto Jesus combateu o diabo utilizando-se da Palavra. Ele tinha autoridade para acabar com tudo aquilo imediatamente, mas usou a Palavra. Foi para nos deixar o exemplo da valorização que devemos dar ao Sagrado.

A Bíblia diz expressamente que se homens ou até mesmo um anjo nos mostrasse outro “evangelho” éramos pra considerar MALDIÇÃO (Anátema: reprovação, execração, rejeição). Imagine como deveríamos considerar certos conceitos de “evangelho” inventado e exaltado pelos homens na maior desfaçatez nos tempos atuais? E isso na TV, no rádio, nos jornais e nas igrejas...

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie OUTRO EVANGELHO além do que já vos tenho anunciado, seja ANÁTEMA. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja ANÁTEMA.” Gálatas 1:8,9

Por causa da falta de averiguação multidões tem se encaminhado ao abismo com venda nos olhos. Um dia veremos juntos o resultado trágico disso tudo. Infelizmente, muitos já estarão de um lado onde uma “parede” intransponível impedirá outra escolha. Resultado de terem se entregado nos braços do diabo, devido aos discursos atrofiados que ouviram...

A coisa está tão grave, TÃO GRAVE, que mensagens como essas já são vistas com profundo olhar de estranheza... Em meio aos EVANGÉLICOS modernos, do púlpito ao átrio, dos altares às poltronas, de igrejas de fundo de quintal a grandes, majestosos e suntuosos templos... É que assim como na política as pessoas são tão irresponsáveis, assim também é no tocante a defesa da fé... É infinitamente mais cômodo ir pra igreja, sentar e ouvir tudo o que o pastor fala, aplaudir e dizer amém, sem averiguar absolutamente nada – do que se debruçar e buscar direção na Palavra.

Muitos tem andado no exato caminho que Jesus rechaçou. Por ouvirem promessas e mais promessas de serem elevados a infindáveis glórias neste mundo. Sem saberem (por estarem enganados) que estão se jogando em precipício.

Por que será que os enganadores crescem e se multiplicam a cada dia?

Se for pra usar versículos isolados podemos usar a Bíblia para dar “sustentação” à prática do suicídio, do adultério, por exemplo. E até para dizer que o diabo é um anjo do bem. Texto fora do contexto é um PERIGO!

Vale salientar que o que é correto, verdadeiro, puro e sincero ainda existe. Em uma escala cada vez mais decrescente, mas existe.

Muitos dizem que a ideia correta e incontestável é aquela mais aplaudida e mais seguida. Jesus Cristo sempre nadou contra a correnteza da forte religiosidade em sua época (que misturava mentiras com verdade gerando enganos) e isso ocasionou inclusive a sua crucificação. E assim deve ser com quem, de fato, O segue. O caminho certo é o caminho da minoria, é o caminho de quem nada contra a correnteza deste mundo, é o caminho estreito de quem tem sua mente cativa à Palavra e ao Dono dela, se desapegando a ignorância e aos sofismas (mentiras que parecem verdade):

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” 2 Coríntios 10.4,5