quarta-feira, 8 de março de 2017

A importância da santidade na vida do cristão

A Deus o termo "Santo" quer dizer muitas coisas, dentre os diversos significados "soberano, sagrado, inerrante, acima de tudo".

Aos cristão o termo "santo" quer dizer "separado". Não quer dizer falta de erros ou falhas, apenas SEPARAÇÃO.

O propósito desta separação não é nos fanatizar ou nos alienar mas nos manter espiritualmente sensíveis, audíveis à Voz do Senhor.

Não é nada fácil seguirmos uma vida de acordo com o padrão moral e espiritual que Deus estabelece. Ser separado dos padrões que o mundo diz ser os corretos e que a cada dia se reinventam em apelos é tarefa árdua.

É uma questão de escolha: Se quisermos viver de fato a vida que Deus tem e quer para nós, teremos de abraçar, mesmo em sacrifício, as Suas orientações de vida: dentre as muitas, a de sermos santificados, separados, para Sua maior e mais expressiva ação.

A Palavra nos orienta em Hebreus 12:14 que sem santificação ninguém verá o Senhor. Ou seja é algo tão sério e necessário que até a Salvação entra em cheque.

Peça a Deus para ser hoje mais separado (santo) do que ontem. E pra ser amanhã mais separado (santo) do que hoje.

"[...] como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver." 1 Pedro 1:15

É no mínimo estranho dizermos que servimos a Deus se a nossa maneira de conduzir a vida reflete mais o mundo e até mesmo as nossas próprias vontades do que as de Quem dizemos servir.

Isso é possível (a santificação) quando temos força de vontade baseada na promessa d'Ele mesmo de que nos geraria de novo. Dentre as várias, leia 1 Pedro 1:23.

Não podemos confiar na nossa carne. Ela naturalmente nos separa de Deus e nos alia ao mundo. E quem não vigia acaba se enganando, achando que vive para Ele enquanto serve a erva (a carne) e a flor (os desejos e impulsos da carne) que respectivamente murcha e cai (leia 1 Pedro 1:24).

Separe-se do mundo. Achegue-se a Deus. Invista na sua comunhão e futura vida eterna com o Senhor.

"[...] andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação [...] sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver [...] mas com o precioso sangue de Cristo [...]." 1 Pedro 1:17-19