domingo, 18 de fevereiro de 2018

Um detalhe sobre o ensino contra a apostasia...

Resultado de imagem para apostasia"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência." 1 Timóteo 4:1-2

Quando meditamos sobre esses versos sem o devido cuidado pensamos RASAMENTE nas pessoas que se afastaram das igrejas. Geralmente muitos cultos são assim direcionados: ou para pensarmos nos que se afastaram daquela denominação ou nos pregadores de outra agremiação no intuito de sermos "vacinados" contra os tais. Conclusões de pessoas que não estudam a Bíblia.

Primeiramente precisamos conhecer para quem foi escrito aquele texto para entendermos o contexto de tudo e chegarmos ao entendimento que Deus quer para nós.

A carta do apóstolo Paulo a Timóteo foi escrita para orientá-lo no pastoreio da igreja de Éfeso, para que ele alertasse o povo daquela igreja a manter a pureza do Evangelho e o cuidado contra os falsos ensinos que se alastravam desde aquela época. Pois já se levantavam homens que ensinavam coisas que lhe eram convenientes, coisas de espírito próprio e que não tinham NENHUM embasamento nas Escrituras.

Devemos estar atentos com a crescente apostasia (regresso da fé e dos ensinamentos bíblicos) de nossos dias, que se passa muitas vezes debaixo do nosso nariz, ou bem ao nosso lado, disfarçada e nos enganando sem que nos atentemos para tal gravidade. Há a possibilidade de pessoas próximas de nós (que até esteja nos ensinando) estarem afastadas da fé em seu interior, mesmo que por fora a aparência seja de estarem bem espiritualmente. Com isso sorrateiramente espalha-se engano após engano e por fim gera-se uma multidão pautada no espírito do homem mas não no Espírito da Verdade.

O cristianismo sofre um descrédito nunca antes visto devido a tantas palhaçadas e distorções em Nome de Deus. Cristãos acreditando mais nas palavras dos homens do que na Palavra do Senhor.

Nossa atenção deve estar PRIMEIRAMENTE contra a apostasia interna (em nosso meio congregacional); não para julgarmos as pessoas, mas para que nosso caráter não seja moldado pelo pensamento comum de um grupo. Nem sempre o pensamento ou ensinamento da maioria está correto.

Não cai, porém, na lábia do espírito enganador (espírito com letra minúscula significa o espírito do homem) aquele que está firmado no Espírito de Deus, no Espírito da Verdade, no Espírito da Palavra!!!

Estude as Escrituras e seja vacinado contra os enganos deste século - enganos de homens com mentes tão cauterizadas que não se deixam mais serem instruídos no Evangelho e criam seus próprios ensinos...